Consiste em um plantio de 19 espécies nativas e exóticas de relevância silvicultural no Brasil, servindo como uma vitrine para educar estudantes, produtores e profissionais da área sobre as características de cada uma.
O Florestas do Futuro, criado em 2008, atua em Piracicaba - SP, realizando atividades em escolas públicas ou casas de acolhimento, através da educação ambiental. Em 2019, foi reconhecido internacionalmente pela IUFRO-IFSA Task Force on Forest Education como um dos 10 melhores programas de educação florestal do mundo. Em 2023, o projeto comemora 15 anos com uma edição especial e sua expansão para Rio das Pedras - SP. Visite o site do projeto.
Programa de melhoramento florestal com a intenção de produzir clones do gênero Eucalyptus com características favoráveis de floração e bom desempenho silvicultural para que os produtores possam diversificar sua renda enquanto esperam o ciclo básico de produçãpo das espécies. Deste projeto, desenvolveram-se os clones GFMO, ataulmente instalados em um minijardim, sendo eles GFMO03, GFMO10, GFMO11 e GFMO27.
produção de mudas de qualidade para futuras implantações e pesquisas do grupo e conta com bancadas para crescimento de mudas, mini jardim clonal com clones GFMO, Casa de Vegetação e de Sombra;
O TUME (Teste de Uso Múltiplo do Eucalyptus), iniciado em 1996, tem como objetivo estudar o desenvolvimento e comportamento de diversas espécies eucalipto em diferentes regiões do país, como forma de avanço da eucaliptocultura em propriedades rurais, além da criação de uma vitrine para os produtores. O projeto também procura estudar o comportamento e crescimento dessas espécies em diversas regiões bioclimáticas do Brasil, para, assim, identificar as de maior potencial para o uso múltiplo.